Ora hoje fui experimentar o Evorabraza, restaurante que está a ter notoriedade, nomeadamente, através de falatório. E como só tinha ouvido falar bem, resolvi experimentar.
Desde logo a simpatia foi palavra de ordem, desde o momento em que fiz a reserva suspeitei logo que ia ser muito bem recebido. Assim que cheguei tive a confirmação: sorrisos e acolhimento do melhor que tenho visto. Esta nota nem devia de estar aqui, este comportamento devia de acontecer em todos os estabelecimentos, mas infelizmente isso vai sendo cada vez mais a excepção...
Assim que nos sentamos, aparece um empregado com um tabuleiro de apresentação de entradas (salada de polvo, mini-tiras de choco, queijos e enchidos). Optei pela salada e pelas tiras:
A salada de polvo estava bem confeccionada, apenas isso. Acaba por ser standard e não haver muito para dizer, ou está bem feita ou não. Neste caso estava. Em relação às tiras de choco, posso dizer que estavam divinais, em nada ficam a dever às de Setúbal, muito boas mesmo, por vezes menos é mais!
Depois resolvi arriscar e comer peixe grelhado no Alentejo interior. Sim há bons sítios, mas a carne aqui é raínha. Pedi uma simples dourada grelhada.
Sem mais nem menos, nada de exagero, nada que desvie a atenção daquilo que é o principal aqui, o peixe. Belíssimo! Condimentado na medida certa, bróculos e batatas cozidos no ponto mesmo. Chegas a isolar-te do que se passa à tua volta, é bom a esse ponto.
Depois experimentei bacalhau assado.
Sim, esta posta é para duas pessoas, sai mais em conta e chega perfeitamente, nada a apontar, chegas ao ponto de pensar que alguma coisa não pode estar assim tão boa. Acabei por reparar em apenas dois aspectos:
Primeiro aspecto: A salada foi servida assim, com o pegador (?) lá dentro por inteiro, pegas e tudo...
Segundo aspecto: Quem liga a decoração vai ver que misturar metade rústico e metade moderno pode ser arriscado, mas até não desgostei.
Em suma, muito bom em alimentação, simpatia, higiene (muito bom mesmo), preços normais (dourada 9,5€, bacalhau para duas pessoas 23€), mas existem pratos do dia muito mais baratos.
Quem não foi ainda, pode estar à vontade, é mais um sítio de confiança para quem nunca sabe onde há-de ir jantar ou almoçar.
Página do restaurante aqui